MUSEU

O Museu do Tijolo teve sua origem na Cerâmica Fachinetto, localizada em Arvorezinha, região do Alto Taquari, Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a história da Cerâmica Fachinetto remonta a 1955, mas a ideia de um museu dedicado ao tijolo ganhou força a partir de 2003, quando foi estabelecido um espaço memorial dentro da própria cerâmica. Esse museu inicial, chamado Museu da Cerâmica, explorava a história da indústria de cerâmica vermelha na região, evidenciando a trajetória da família Fachinetto na fabricação de tijolos.

Em 2003, iniciou-se uma exposição permanente no memorial, apresentando fotos e maquinários que ilustram a evolução da indústria local. Ao longo dos anos, o museu participou de exposições itinerantes, palestras e rodas de conversa, engajando-se ativamente nas atividades propostas pelo Sistema Estadual de Museus e pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Com o objetivo de expandir e dar maior visibilidade ao patrimônio histórico relacionado ao tijolo, surgiu a proposta de criação de um novo Museu do Tijolo, ampliando as instalações e as atividades culturais. Consolidou-se, assim, a parceria entre a AAMoinhos e a Cerâmica Fachinetto para esse fim, visando construir um espaço cultural maior e que abordasse não apenas a história familiar da cerâmica, mas também da construção civil desde os primórdios, destacando sua evolução ao longo das civilizações. Além de incorporar uma série de novos e interativos usos.

A Cerâmica Fachinetto cedeu uma área de terras e financiou a construção inicial do novo museu, rojetado pelo escritório Brasil Arquitetura de São Paulo, tendo as etapas seguintes financiadas via LIC/RS. Em março de 2023, a fase de obra civil foi concluída e o museu segue agora implementando a etapa de desenvolvimento de conteúdo museológico, expográfico, de comunicação e de mobiliário. 

O Museu do Tijolo visa não apenas preservar o patrimônio histórico, mas também integrar a comunidade local e regional, promovendo um espaço cultural inclusivo, acessível e diversificado para toda a comunidade local e visitante, contribuindo significativamente para a cultura e o turismo na região Alto Taquari.