CAMINHO DOS MOINHOS

Roteiro cultural e turístico que conecta os municípios da região Alto Taquari – Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca e Putinga, distantes cerca de 200 km de Porto Alegre, via ERS 332.

Em Ilópolis, “o coração do Caminho dos Moinhos”, o Moinho Colognese, parte integrante do premiado Conjunto Arquitetônico Museu do Pão, foi o primeiro a ser tombado e restaurado pela Associação de Amigos dos Moinhos – AAMoinhos, entidade sem fins lucrativos de preservação da memória veneta na região. A sua inauguração deu-se em 22 de fevereiro de 2008.

Originalmente idealizado por Judith Cortesão (in memoriam), Marcelo Ferraz e Manuel Touguinha, visitantes que, com o seu entusiasmo e visão de futuro, mobilizaram a comunidade local para a riqueza de seu patrimônio construído, o “caminho” também previa a recuperação dos Moinhos Dallé e Vicenzi em Anta Gorda, Castaman e Fachinetto em Arvorezinha e Marca em Putinga.

Entretanto, a história segue o seu próprio tempo, os proprietários, seus projetos de vida e a preservação do patrimônio, suas necessárias burocracias. Atualmente só é possível visitar os Moinhos Castaman e Fachinetto, ambos em Arvorezinha, mediante agendamento prévio.

Mas o Caminho não se resume a estes Moinhos, nem a eles, a atuação da entidade.

Em breve, poderemos contar com a presença marcante do Museu do Tijolo – Espaço cultural da cerâmica vermelha, em Arvorezinha, já com sua obra arquitetônica finalizada e os projetos de museografia e mobiliário em franco desenvolvimento. Em Anta Gorda, a Casa Martelli e Memorial do Leite, também seguem para a sua segunda etapa de restauro. 

Por meio de doação, outros patrimônios foram incorporados e aguardam a sua vez de serem recuperados: o Moinho Burille e Memorial do Grão, em Arvorezinha e a Madeireira Madeborg e Memorial da Madeira, em Anta Gorda.

Este é o caminho. Uma região jovem, que vem paulatinamente descobrindo a sua vocação para proporcionar experiências de resgate da nossa cultura, predominantemente italiana, da nossa gastronomia, de nossas belezas naturais, da mais original vida rural.

Seja muito bem-vindo.