ACESSIBILIDADE

No Museu do Tijolo, uma série de iniciativas de natureza museológica abordam acesso físico, intelectual, cognitivo e atitudinal com o objetivo de promover a acessibilidade universal, assegurando que todos os visitantes tenham uma experiência positiva e enriquecedora, independentemente das suas necessidades específicas de acessibilidade. Sendo elas:

  • Eliminação de Barreiras Físicas: Prioriza a remoção de obstáculos físicos nos espaços do museu, como rampas de acesso, corrimãos seguros e sinalização tátil para orientação de pessoas com deficiência visual. (Norma ABNT NBR 9050)
  • Eliminação de Barreiras Comunicacionais: Prioriza a remoção de barreiras que afetam especialmente pessoas com deficiência auditiva e visual, além de barreiras tecnológicas.
  • Adoção de Linguagem Simples: Incentiva o uso de linguagem acessível para garantir que todos possam compreender os textos do museu facilmente.
  • Estratégias de Acolhimento: Promove a adoção de abordagens acolhedoras e receptivas para diferentes públicos, adaptando formas de recepção que sejam adequadas e inclusivas.
  • Sensibilização e Capacitação das Equipes: Prepara as equipes para melhorar o atendimento a públicos com deficiência, planejar e organizar eventos acessíveis e desenvolver uma comunicação inclusiva.